Nossa cidade



Sobrado Canela Preta (Azul) e Igreja Matriz (Verde)

As ruas de Icó, seus sobrados, suas igrejas, seu teatro, a casa de câmara e cadeia, e tantas outras edificações da cidade que permaneceram, contam melhor do que ninguém como era essa época e como viviam as gerações passadas.


 
Praça Principal
Igreja  Matriz

 Município brasileiro do estado do Ceará. A cidade do Icó, foi a terceira vila instalada no Ceará e possui um sítio arquitetônico datado do século XVIII. O secular centro histórico de Icó representa uma das maiores riquezas que a cidade possui. Formada basicamente por portugueses e franceses, herdou do período colonial uma rica arquitetura no estilo barroco com características próprias do Nordeste brasileiro e com linhas do neoclássico francês.
A cidade de inúmeras lendas,  é conhecida como a “Princesinha do Sertão”.



Sobrado do Mirante
Teatro Municipal
Casa de Câmara e Cadeia

"As casas são quase todas térreas, e a rua que tem mais sobrados é a do comércio, rua larga, e quase direita e onde há as melhores casas de negócios, não é calçada mas as casas são bordadas de passeios largos e altos, de tijolos, ou pedras irregulares, esta é a rua principal da cidade... Naqueles dias a cidade do Icó era o maior empório comercial e social do centro da Província...meia dúzia de sobrados revestidos de azulejos, plantados no meio da casario chato e pesadão, envaidecia os icoenses e pasmava os simplórios sertanejos."
Francisco Freire Alemão
Chefe da Comissão Científica de Exploração, que percorreu o Ceará em 1859.


Igreja de São José
Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Igreja do Monte)
Rua General Piragibe (Rua do Meio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário