LEO Clube

Nos dias atuais, quando muito se fala em desemprego, em crise, em falta de orientação, em degradação dos valores morais, em desvirtuação de nossa juventude, na falta de ética de nossos políticos e governantes, na crise de nossa educação, de nossa saúde pública, surge a importancia de um clube de serviço desinteressado dentro de nossa sociedade.  


O que é o LEO?
LEO Clubes são grupos juvenis que prestam serviços a comunidade, atuando também na parte de serviço filantrópico , patrocinados por um Lions Clube local, sob a égide de Lions Clubs International, compostos por jovens com faixa etária de 12 a 30 anos.
São Clubes que existem em mais de 135 países do mundo e realizam atividades em prol da cultura, cidadania e outras mais, ampliando seus conhecimentos e horizontes através da dedicação ao serviço filantrópico.
Os LEO Clubes oferecem também, oportunidades para um melhor desenvolvimento pessoal, por meio de novas amizades e obtendo uma melhor compreensão humana. Em vez de apenas desejar que o mundo seja um lugar melhor para se viver, os componentes dos LEO Clubes trabalham para alcançar esse objetivo. Estes clubes possuem suas diretorias que, por eleições, se renovam a cada ano. Os associados se denominam "companheiros" e todos usam na lapela um distintivo com o emblema oficial dos LEO Clubes.
O movimento LEO no Brasil conta com cerca de 13 mil associados, espalhados em mais de 400 LEO Clubes. Estes jovens atuam nos quatro Distritos Múltiplos (LA, LB, LC e LD).


Objetivos do LEO Clube
O LEO Clube tem como objetivo promover atividades de serviço entre a juventude da comunidade tendo, como
conseqüência, o desenvolvimento das qualidades individuais de Liderança, Experiência e Oportunidade. Busca,
ainda, unir os sócios pelos laços de amizade, companheirismo e compreensão mútua.

Propósitos do LEO Clube
Oferecer à juventude do mundo uma oportunidade para contribuir individual e coletivamente, com as comunidades local, nacional e internacional, e para desenvolver-se como membros responsáveis dessas entidades.
Promover entre os sócios a adoção de altos princípios de ética.
Desenvolver qualidades de liderança.
Dar ao sócio a experiência de serviço comunitário.
Promover a compreensão internacional.


Breve histórico do Movimento de LEO Clube
Em 1957, Grave era treinador do time de beisebol da Abington High School (Escola de Segundo Grau de Abington), Pensilvânia. Grave era também membro ativo do Lions Clube de Glenside, Pensilvania. Com a ajuda do Companheiro Leão William Ernst, Grave falou sobre começar um clube de serviço para garotos do segundo grau. "Os Kiwanians têm seu Key Clubs e os Rotarianos têm seu Wheel Club (que mais tarde passou a se chamar Interact Club)," foi o que disse Ernst em um artigo do jornal The Evening Bulletin em 7 de outubro de 1976.
Então eles pediram a seus companheiros Leões por suporte. Sem hesitar, o Lions Clube de Glenside concordou que um grupo jovem de leões era uma boa ideia. Grave e Ernst começaram a trabalhar. Em 1957, o Lions Clube de Glenside, Pensilvania, patrocinou o primeiro LEO Clube do mundo, o LEO Clube Abington High School.
O LEO Clube chegou ao Brasil no dia 28 de agosto de 1969, com a fundação do LEO Clube Maceió - Lagoa ( Carta Constitutiva de 25/09/1969), em Alagoas. Com o apoio e incentivo da diretoria do Colégio Sagrada Família, Companheiros Leões e Domadoras do Lions Clube Maceió - Lagoa, reuniram um grupo de estudantes, quase que diariamente, para divulgar a filosofia do SERVIR, levando os alunos a compreender e compartilhar dos problemas comunitários.
Com o passar do tempo, os CCLL daquele Clube concluíram que estava ali a semente de preparação de futuros leões em qualificação, e levaram à Diretoria do Lions a proposta para fundação de um clube de jovens.
Amadurecida a ideia, foi designada uma comissão, e em 28 de agosto de 1969 foi empossada a diretoria do primeiro LEO Clube no Brasil. Naquele mesmo ano, em 06/12/1969, surgiu o LEO Clube Arapiraca – AL. A partir daí, os clubes foram se espalhando pelo país.
No Ceará o primeiro clube a ser fundado foi o LEO Clube Fortaleza Guarani, em março de 1970. Em janeiro de 1972 foi fundado o Distrito LEO L-15, e o 1º Governador deste Distrito foi um Companheiro pertencente ao LEO Clube de Maranguape, C.LEO Raimundo Gomes de Matos, hoje Companheiro Leão do Maranguape. Em 1998, quando houve o redistritamento, os LEO Clubes brasileiros já somavam 570 clubes; e o L-15 passou a ser chamado L A-4.