LEO JUNIOR


O Que é LEO JUNIOR?
É um movimento, espalhado por quase todo o Brasil, formado por meninas e meninos entre 09 a 14 anos organizados sob o amparo de um LEO Clube, já que a intenção do LEOJUNISMO é preparar seus sócios para substituir os CC. LEO com segurança e responsabilidade, formando assim, líderes de qualidade para o LEO Clube.
Nenhuma Lions pode fundar este tipo de clube a não ser que haja um LEO Clube responsável e que deseja patrociná-lo. Não haverá LEO JUNIOR sem um LEO Clube, da mesma forma que não existirá um LEO Clube sem Lions Clube patrocinador.
Os LEO JUNIOR são clubes formados por jovens de 09 a 15 anos e 11 meses de idade (segundo o Regimento Padrão de LEO JUNIOR J.C.M. do Distrito LEO LA-4), que desempenham as mesmas funções de um LEO Clube. E, apesar dos Clubes de LEO JUNIOR não fazerem parte oficialmente da Associação Internacional de Lions Clubes, a partir de 1995, na XV Conferência Nacional de LEO Clubes, em Maceió/AL, eles passaram a ser considerados Atividade Permanente dos LEO Clubes
brasileiros.
Em 1983, começou-se a conversar sobre o futuro do movimento LEO, de como poderíamos preparar e formar grandes lideranças. E com essa intenção surgiu o LEOJUNISMO, sendo a primeira iniciativa do Distrito L – 20 (hoje chamado de LC – 9), na cidade de Arcos – Minas Gerais.
Dalvo Lopes Macedo era o presidente do LEO Clube de Arcos na gestão 82/83, ele então teve a ideia de organizar um grupo de crianças e pré-adolescentes que trabalhariam em prol da comunidade arcuense, e posteriormente, esses membros seriam convidados a ingressar no LEO Clube de Arcos. Notando uma apatia cada vez maior entre seus companheiros de Clube, Dalvo teve a iniciativa de “tirar do papel” essa ideia e criar de fato esse grupo de crianças.
A partir daí o movimento passou a se expandir cada vez mais, e aquele Distrito começou a incentivar os LEO Clubes a fundarem Clubes de LEO JUNIOR. Nesse mesmo ano só que no Distrito L – 15 (hoje LA – 4), era organizado na cidade de Várzea Alegre – CE o 2º Clube de LEO JUNIOR do Brasil e 1º do Ceará (inicialmente chamado de “Pré-LEO”).
Depois de algum tempo, a nomenclatura “Pré-LEO” foi mudada para LEO JUNIOR e recebeu a sigla JCM (uma forma de homenagear o CL João Castelo Martins por ter fundado o 1º LEO Clube do Distrito LA – 4). Em 23 de Dezembro de 1983, estava fundado o LEO JUNIOR JCM de Várzea Alegre.
As CORES OFICIAIS são o Amarelo ouro e o Lilás (mas alguns Clubes têm
preferência pelo Vinho e o Amarelo), já no DM LD (Região Sul) as cores são o Amarelo e o Azul marinho. Para unificar esses padrões de cores será preciso escolherum símbolo único.
OBJETIVOS PARA LEO JUNIOR
Preparar e qualificar os sócios para ingressar no Leoísmo;
Desenvolver no infanto-juvenil o interesse pelo trabalho solidário e em grupo, oportunizando uma forma de contribuir com a comunidade local e concentrando as energias para o serviço ao semelhante;
Desenvolver qualidades de Líder;
Contribuir para a sensibilização interpessoal do infanto–juvenil;
Sensibilização de uma consciência crítica;
Oferecer atividades que desenvolvam o comportamento sócioeducacional de cada companheiro LEO JUNIOR, despertando qualidade como a solidariedade, o respeito, a responsabilidade e a dignidade.
Contribuindo para uma boa formação do caráter dos sócios.
Preocupar-se com a educação/estudos dos meninos e meninas que fazem parte do clube.
Promover encontros que oportunizem a criação de novos amigos, com treinamentos, troca de idéia e experiências entre clubes.
Unir os sócios pelos laços da amizade, companheirismo e compreensão mútua.